domingo, 23 de agosto de 2009

O impacto emocional das flores



Achei na internet uma pesquisa super interessante, realizada na Universidade Rutgers, The State University of New Jersey. De acordo com a pesquisa a natureza nos fornece uma maneira simples de melhorar nossa saúde emocional - flores!!!

Jeannette Haviland-Jones, Ph.D., professor de psicologia da Universidade Rutgers e investigador principal do estudo, juntamente com sua equipe, pesquisaram e analisaram por 10 meses a relação entre as flores e o comportamento emocional das pessoas que participaram do estudo. Os resultados foram os seguintes:

1. As flores tem um impacto imediato sobre a felicidade. Todos os participantes do estudo expressaram-se animados ou sorriram ao receber flores, demonstrando uma atitude de prazer e gratidão. Esta reação foi universal, ocorrendo em todas as faixas etárias.
2. As flores têm um longo efeito positivo sobre o humor. Os participantes do estudo afirmaram sentir-se menos deprimido, ansiosos e agitados depois de receberem flores e demonstraram uma maior sensação de prazer e satisfação.
3. Flores são capazes de reafirmar ligações íntimas. A presença de flores ensejou um contato maior entre os membros da família ou amigos.

O estudo também explorou pessoas que usaram flores em sua própria casa, revelando que elas na maioria das vezes são expostas em áreas abertas aos visitantes - como livings, salas de estar e jantar - o que sugere que as flores são um símbolo da partilha.

O estudo ainda envolveu grupos de homens que receberam flores e outro grupo que receberam outros presentes. A linguagem verbal e corporal dos homens que receberam flores revelou um maior contato com os olhos na conversa, sugeriu uma estreita proximidade com os pesquisadores e produziu mais sorrisos do que aquelas em que os homens que não receberam flores.

O bom senso sempre nos disse que as flores nos fazem mais felizes, não é por acaso que elas estão sempre a inspirar os relaçoes de amor, amizade e também as artes, mas agora a ciência provou que flores têm efeitos positivos sobre o nosso bem-estar emocional.

Um beijo e até breve,

Alice Maria

www.alicemaria.net

Floripa, 23 de agosto de 2009.

Um comentário:

  1. Matéria interessante, vale a pena. ;)
    Ah! E isso me lembra uma cena do filme "Eu odeio o dia dos namorados" onde a protagonista que é uma florista muito romântica, fala apaixonadamente sobre o efeito das flores na inauguração de um novo restaurante. Nossa! Eu enlouqueci com os argumentos dela hehe. Fica aí a dica de filme pra quem gosta de um romance.;)

    ResponderExcluir